segunda-feira, 28 de maio de 2007

Grandes lutadores - Andy Hug



Resumo de sua biografia

A infância

Andy Hug nasceu no dia 7 de setembro de 1964 em Zurique, Suíça. O pai dele, Arthur, foi um legionario estrangeiro à serviço da França, e morreu em circunstâncias misteriosas na Tailândia, sem ter nunca falado com o filho. Circunstâncias familiares difíceis forçaram a mãe dele, Madelaine Hug-Baumann, a procurar um bom emprego; e Andy raramente à via.

Ele foi criado junto com o irmão Charly e com a irmã Fabienne, pelos avós em Wohlen no Cantão da Argovia. A avó dele passou então ao papel da mãe dele e lhe deu o amor de que uma criança precisa para o desenvolvimento. O avô dele, Herrmann Baumann, trabalhou como um pedreiro e com isso mantinha a família. A família conduziu-o a uma vida muito simples, mas ao mesmo tempo para uma vida feliz. A avó era a alma generosa da casa e ao mesmo tempo o centro de vida familiar e era o pilar emocional da familia. A honestidade, modéstia e o calor familiar que ela apresentou à família foi como um exemplo às crianças e exerceram uma grande influência na vida de Andy. Ele a teve como uma mulher cuja força era inesgotável e lhe deu apoio e sentimentos de segurança. Depois, como um lutador próspero, enfatizou ele novamente e novamente que aquelas relações familiares harmoniosas são uma condição prévia necessária por produzir realizações extraordinárias.

A relação dele com o avô era carregada de tensão. Brigas e diferenças de opinião eram um evento cotidiano. Apesar disto, eles gostaram muito um do outro, cada um do próprio modo.

O avô de Andy morreu enquanto Andy ainda estava na escola. Uma experiência muito dolorosa e provavelmente um das mais intensas experiências emocionais dele. Esta perda o abateu muito; ele sentiu falta do avô e precisou de um tempo muito longo antes que ele tivesse condições de lidar com esta perda.

Andy teve uma relação boa e íntima com o irmão Charly, três anos mais velho que ele, e que sempre estava por perto quando ele precisou de ajuda. Inicialmente, a irmã cinco anos mais velha dele permaneceu um pouco mais distante. Só uma vez quando Andy era mais velho, ele conseguiu aproximar-se de novo da irmã. Eles descobriram que a relação podia ser um enriquecimento mútuo e contato amoroso mantido até a morte dele.

A juventude

Muito cedo Andy se mostrou como um talento definido para o esporte. Com seis anos de idade, ele começou jogando futebol americano. Só alguns anos depois, ele foi escolhido para o 'U-16' (para garotos com dezesseis anos) para o Cantão de Argovia e eventualmente o nomeou para jogar na Suíça. Aos onze anos, lhe permitiram acompanhar o filho de um vizinho pela primeira vez a prática de Karatê. Apesar da forte oposição do seu avô, ele começou a treinar esta arte marcial oriental. Quando ele pediu uma licença para treinar Karatê, a avó dele se deu conta que havia mais nisto do que somente entusiasmo juvenil. Ele empregou toda sua habilidade e eventualmente conseguiu obter um acordo com seu avô.

Andy surpreendeu a todos com seu desenvolvimento como lutador de Karatê e estava certamente com planos em mente, que ele poderia melhor se afirmar na vida como lutador. Ao mesmo tempo entretanto, também teve a conseqüência que outros meninos tiraram sarro dele, o provocaram e tentaram o derrubar. Embora Andy sofresse este tratamento, ao mesmo tempo nutriu a independência e a mesmo tempo ele aprendeu a segurar-se contra os meninos mais fortes. Os treinamentos do Karatê lhe ajudaram a alcançar mais autoconfiança e o permitiram a desenvolver seus talentos.

Aos treze, Andy se destacava como um talento excepcional e ganhou as competições sobre muitos novatos. Um ano depois ele já contava com o melhor treinador de aprendizes da Suíça. Debaixo da pressão dos avós, ele teve que decidir entre futebol americano e Karatê finalmente, desde que eles não podiam pagar por ambos. Para Andy estava claro que ele ia dedicar seu futuro para as Artes Marciais. Ele seguiu uma motivação interna forte e não quis só ter êxito na disciplina técnica mas também medir a força dele em torneios contra outros, e ganhar.

À idade de quinze anos, foi revelado o talento de combate extraordinário dele e pela primeira vez ele ganhou a copa nacional de Oyama. Aos dezessete anos, ele se tornou o fundador em comum de uma escola de Karatê nova em Bremgarten. Neste momento, ele já era um membro da equipe de Karatê Kyokushinkai nacional durante 1 ano. Como a idade mínima para lutas contato total estavam em vinte anos, o lutador jovem devia apresentar uma permissão escrita dos avós. Três anos depois, ele tinha se estabelecido em todo o país como um lutador sem igual, com habilidades técnicas e mentais excelentes.

K-1

A Associação de Karatê Seidokai, presidida por Ishii, um promotor de artes marciais, promoveu duas formas de treinar: O do Karatê de contato clássico e o tailandês e kickboxing que formaram a base de treinamento para as competições de Seidokan. Ishii estava transtornado pelo fato de que havia mestres incontáveis nos vários tipos de associações de artes marciais, sem qualquer comparação entre eles. Então, como resultado dos esforços dele, a liga de full-contact K-1 foi fundada em 1993. A letra K representa Karatê, Kung Fu, Kempo e Kickboxing, e o número 1 para o lutador mais forte, o número um. Já nos primeiros eventos, os ingressos eram vendidos em uma hora e as emisoras de televisão compraram os direitos de transmisão.

Tóquio, março de 1994. No estádio Budokan, milhares das pessoas celebraram os novos heróis da liga profissional do K-1 com um entusiasmo que quase transformou-se em histeria. Neste momento, estavam de acordo todos os lutadores de artes marciais que em havia muita diferença técnica entre chutes de experimentados lutadores e lutadores tailandeses e os lutadores de Karatê de contato. De fato os lutadores tailandeses respeitaram Andy Hug provavelmente como uma estrela do Karatê Seidokan, mas não como um deles, porque ele tinha começado muito tarde nesta disciplina. O fato que Andy tinha competido somente em duas lutas de Muay Thai previamente e ousou lutar contra o peso pesado e campeão mundial Branco Cikatic no ringue, surpresa causada até mesmo entre os críticos dele. Para os fãs das artes marciais, este encontro era uma experiência sem igual. O ciclo de várias sequencias quase pareceu como se as melhores cenas de diferentes lutas tinham sido cortadas e tinham se unido. Depois do último round, todo o mundo esperou pelo veredicto dos árbitros. Todos os três deram vitória a Andy. Ele era claramente o mais forte e tinha ganho. Na carreira dele como um lutador, a competição contra Branco Cikatic tinha sido então seguramente o maior desafio dele e tinha exigido dele sua habilidade marcial e força.

Andy Hug foi:
  • O primeiro lutador suíço à chegar ao topo ranking de Karatê Kyokushinkai.
  • O primeiro não asiático a conseguir entrar em uma final de campeonato mundial de Karatê de contato.
  • O primeiro não asiático a se tornar campeão profissional de Karatê de contato.
  • O primeiro lutador de Karatê a ser capaz de segurar o seu cinturão contra os melhores kickboxers e lutadores de Muay Thai.
  • O primeiro lutador de artes marciais a treinar Karatê que ganhou um K-1 Grand Prix.
Seus títulos:
  • Campeão do K-1 World Grand Prix - 1996.
  • Finalista do K-1 World Grand Prix - 1997, 1998 .
  • Um dos 8 finalistas do K-1 World Grand Prix - 1994, 1999.
  • Campeão mundial peso pesado da UKF - 1994.
  • Campeão mundial super pesado do WMTC.
  • Campeão mundial de Muay Thai super pesado da WKA - 1996.
  • Campeão europeu de Muay Thai peso pesado da WKA - 1997/1998/1999/2000.
Infelizmente Andy Hug não se encontra mais entre nós. A carreira deste grande lutador encerrou-se no ano de 2000. MAs ele será sempre lembrado como um dos maiores lutadores do K-1.

Maiores informações sobre Andy Hug podem ser encontradas em: www.andyhug.com

Alguns videos de Andy Hug:

Andy Hug vs Changphuak Kiatsongrit



Highlight de Andy Hug


2 comentários:

Unknown disse...

Valeu Guilherme por postar essa materia sobre o Andy Hug. Ele sempre será o "Showman"! Samurai Spirit Forever! Muay Thai é minha vida, mas esse atleta mostra o quanto o karate kyokushin é uma otima luta de contato... Para todos os fans do Andy... OSU! E Swaddee krup para toda a galera do Muay Thai...

.::_๑۩۞۩๑- √ -๑۩۞۩๑_::. disse...

achei teu blog sem querer fazendo uma pesquisa sobre andy hug pra postar no meu blog, andy hug e meu unico idolo gostei do q vc posto sobre ele, vc tem banner?

me adiciona no msn, ai me passa teu baner e eu passo o meu
qix_airis@hotmail.com

meu blog http://os-pirata.blogspot.com/